No bairro “La Latina” em Madri existia uma popular piscina pública, localizada na Plaza de la Cebada, a qual iam os vizinhos para nadar no verão e também no inverno. Em 2008 a piscina foi demolida com a promessa por parte da prefeitura de que em 2 anos haveria outra em seu lugar, mais moderna e com a capacidade para mais pessoas. O projeto incluía também a remodelação do Mercado de la Cebada que seria substituído por um de arquitetura vanguardista com lugares de estar, instalações desportivas e com uma cobertura verde.
Segue avançando o ano de 2012 e os vizinhos ainda esperam que comece a construção da piscina e o mercado, o que se vê cada vez mais distante.
Segundo os meios de comunicação espanhóis, no lugar vai ser construído um luxuoso centro comercial, sem o equipamento desportivo prometido, e que será mais exclusivo e, portanto, não estará disponível para todo o público.
Enquanto este espaço se transforma em outro centro comercial da moda, vizinhos e grupos converteram este lugar vazio em um Campo de Cebada, sem piscina mas cheio de atividades que que conseguiram convertê-lo em um espaço de referência, onde os vizinhos podem participar e desenvolver atividades auto organizadas em que todos são convidados a ficar.
Neste contexto no dia 15 de maio, o grupo luzinterruptus conduziu uma instalação em forma de piscina de luz com o objetivo de recordar aos vizinhos o que foi o espaço.
Durante um mês, estiveram recolhendo vasilhames transparentes reciclados, que os mesmos vizinhos foram deixando em containers dentro do Campo.
Ao final, conseguiram mais de 2000 recipientes transparentes que lavaram e condicionaram, com a ajuda de muitas crianças, amigos e visitantes do campo foram colocando com certa “ordem desordenada”, os quais encheram de água de cor azul e luzes até conseguir uma piscina luminosa de 6×4 metros.
A instalação se chamou Piscina no fundo do Campo de Cebada, a qual os vizinhos puderam apreciar durante toda uma noite.